Você sabe o que são o Scrum Master e Product Owner? Talvez já tenha até ouvido esses nomes alguma vez, mas não sabe bem o que é. Eles são partes importantes da conhecida metodologia Scrum, um método muito utilizado na gestão de projetos.

Então, é essencial conhecer bem como funciona o método e os seus papéis para garantir o seu espaço no mercado de trabalho. Pois, quem domina essa forma de gestão consegue sair na frente em busca de cargos mais altos.

Para te ajudar a conquistar seus objetivos, a Frons irá explicar o que são esses termos: Scrum Master e Product Owner. Role a página e confira mais sobre eles.

Quais são os papéis do Scrum?

O Scrum é composto de apenas 3 papéis, sendo eles: o mestre do Scrum (Scrum Master), o proprietário do produto (Product Owner) e a equipe de desenvolvimento. Apesar da simplicidade, muitas equipes acabam ficando confusas se devem alterar os cargos já existentes na hora de adortar o método.

Mas isso não é necessário, sua equipe não precisa fazer nenhuma mudança nos cargos que já existem. Os papéis da metodologia não são cargos, eles são responsabilidades que os participantes vão ter na equipe de Scrum.

conheça os papéis do scrum

Cada um tem sua definição de responsabilidades e contas para prestar, garantindo que a equipe entregue seu trabalho de maneira eficiente.

Para entender melhor tudo isso, veja a seguir cada um dos papéis de forma mais aprofundada para compreender suas funções.

O que faz e o que é o Scrum Master?

O papel do mestre do Scrum é supervisionar a entrega do trabalho e a união de toda a equipe, garantindo que o método esteja sendo realizado corretamente. Ele é o líder da equipe de desenvolvedores, descrevendo o que ela deve fazer no andamento do projeto.

Dessa maneira, o Scrum Master ajuda o Product Owner a entender qual o melhor valor, criar planos de trabalho e dividi-los entre o time, além de auxiliar no gerenciamento de backlog.

O mestre tem foco também em garantir que a equipe trabalhe com transparência, fazendo com que as pessoas certas vejam o andamento do projeto. Além disso, o Scrum funciona de forma empírica e como esse processo não é tão fácil, o mestre deve orientar o time sobre como fazer a divisão de trabalhos, descrever resultados e analisá-los.

Outros focos importantes que ele deve ter são na auto-organização e valores. No caso da auto-organização, não basta apenas dizer a uma equipe que ela deva se organizar sozinha, ela precisa de suporte do Scrum Master até conseguir realizar isso de forma autônoma.

Ele deve também sempre incentivar e recordar o time de desenvolvimento sobre os 5 valores da metodologia Scrum: coragem, compromisso, respeito, foco e abertura. Esses valores são essenciais para criar um ambiente seguro e confiável.

Seu principal papel é garantir a realização do trabalho da melhor forma possível, contribuindo para que todos os membros da equipe sigam o método Scrum corretamente.

Product Owner: o que ele faz?

O proprietário do produto representa o cliente na equipe, ele quem garante a maior entrega de valor possível. Sua responsabilidade é criar as tarefas que devem ser feitas, sempre buscando atender as necessidades que o cliente tem.

Ele deve organizar todas elas e criar uma hierarquia de prioridades. Essa responsabilidade é muito importante, pois se existirem conflitos entre a prioridade de cada tarefa isso pode acabar reduzindo a efetividade da equipe. Por conta disso, um time de Scrum deve ter apenas uma pessoa definindo elas, o proprietário do produto.

Então, o Product Owner é quem define as prioridades do projeto e faz o gerenciamento de tudo: backlog, partes interessadas e da versão. Ele deve saber tudo o que está inserido no backlog, além de saber quando as coisas devem e podem ser lançadas.

Equipe de desenvolvimento ou time Scrum: quais as suas funções?

Os desenvolvedores são as pessoas que formam uma equipe capaz de realizar o trabalho necessário no projeto, cada um com sua função e habilidade. Não são necessariamente os engenheiros, o time pode ser composto de escritores, desenvolvedores, programadores, entre outros.

O time do Scrum precisa ter a habilidade de auto-organização, tomando decisões que permitam que o trabalho seja realizado. Essas pessoas são responsáveis por entregar o trabalho durante o sprint e fazer parte das reuniões diárias para manter a transparência do projeto.

Resumindo, a equipe de desenvolvimento é quem realiza a parte mais operacional, analisando, desenvolvendo, testando, entre outras funções.

O que é necessário para desempenhar essas funções?

Como vimos, cada um dos papéis do Scrum tem determinadas responsabilidades para cumprir na execução de um projeto. Mas as pessoas diferem entre si e por isso cada uma possui competências melhores para um tipo de papel específico.

Caso você seja uma pessoa com várias habilidades que ajudam a entregar valor para o cliente e fazer isso é algo que te deixa feliz, o papel ideal para você é o de membro do time Scrum.

Agora, quem gosta de gerenciar diversas partes interessadas e fazer a comunicação com o cliente, o Product Owner é o melhor papel. E quem prefere ajudar a equipe a trabalhar em conjunto, gosta de orientar pessoas e possui habilidades para motivar a equipe, a função de Scrum Master é a indicada.

Independente de qual seja a sua função na metodologia Scrum, você deve ser uma pessoa com capacidade de se comunicar de forma clara e objetiva, ser responsável com o cumprimento de metas, além de cooperar com os demais membros para atingir os objetivos da equipe.

Entendeu melhor quais são os papéis dentro do Scrum? Cada um deles exerce uma função importante no projeto, desde a parte operacional até a organização. Por isso, você deve analisar quais são as competências de cada um e ver qual se encaixa melhor no seu perfil.

Conte com a ajuda da Frons para adquirir o conhecimento necessário para evoluir no mercado. Confira aqui em nosso blog outro conteúdo essencial para quem quer destacar-se ainda mais, veja o nosso post sobre como fazer reuniões mais produtivas.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.