Conseguir organizar uma equipe para um projeto de trabalho não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Por isso, é necessário aplicar algumas metodologias para que todo o processo fique mais dinâmico e assim, alcançar as metas estabelecidas. Mas como transpassar isto para um modo mais visual e de fácil entendimento para todos?

Os frameworks ágeis são maneiras de transformar esses planejamentos em algo mais prático, como um quadro de esquemas, por exemplo. Eles, se complementados com outras metodologias, podem trazer um maior dinamismo ao projeto.

A Frons te mostra alguns frameworks que podem ajudar os métodos, extraindo o melhor de cada um deles, além de agregar para a evolução da sua equipe.

Quais são os frameworks ágeis?

Procurando trazer um maior dinamismo para seus projetos, os frameworks abaixo tendem a ser excelentes e funcionam com a maioria das metodologias, como o scrum. Temos alguns notáveis, confira nossa lista de alguns frameworks ágeis:

Scrum@Scale (SaS)

Esse framework ágil tem em vista, fazer em grande escala o que o Scrum faz com equipes menores, separar o produto e o processo. Para isso, é definido duas etapas diferentes: Ciclo Scrum Master e Ciclo Product Owner. O primeiro prioriza e tende a ter um panorama mais voltado para a entrega do produto, enquanto o outro trabalha em procurar os produtos com uma visão mais estratégica que esteja alinhada com os objetivos da empresa.

ciclo de um processo scrum
framework ilustrativo de um ciclo scrum em amarelo

As duas etapas possuem lideranças diferentes, em ambas, as operações podem ocorrer de forma mais eficaz. Uma em nível de Product Owner, no qual está chefiado ao patamar de equipes e a outra, no Ciclo Scrum, em que o planejamento inicial é apresentado a equipe, e assim ela, em conjunto, define quais serão as metas do projeto. Esse é focado para processos de melhorias em toda a organização.

Para implementar o Scrum@Scale é necessário focalizar nos processos que o Scrum salienta. No momento que precisar fazer as avaliações do desemprenho das equipes, é possível fazê-las de forma online.

SAFe

É um conjunto de processos que tem como principal objetivo efetivar as práticas em uma escala empresarial. Ou seja, ele organizar os papéis dos líderes e das responsabilidades, em uma forma mais estruturada e que não prejudique os valores e morais da empresa.

Esse sistema visa trazer um planejamento com alinhamentos e produções ágeis que facilitem o trabalho de uma equipe no momento da entrega de projeto. Ele é formado por três conjuntos, sendo eles: desenvolvimento de software ágil, Lean e pensamento de sistemas.

Conforme o escalonamento desse framework ágil vai evoluindo, é preciso trabalhar com o tipo certo do SAFe, que são:

  1. Essential SAFe: Ponto de partida que age de forma simples, para reconhecimento e como progredir com esse framework;
  2. Large SAFe: Utilizado em situações mais complexas, porém sem a necessidade de uma gestão;
  3. Portfólio SAFe: Faz um alinhamento da execução com a estratégia adotada pela empresa no projeto, organizando as cadeias produtivas e de valor.
  4. Full SAFe: Versão mais completa do sistema. Dá o suporte as empresas, tanto na criação de soluções integradas como na manutenção.

Lean Startup

Utilizada na gestão de startups tem como principal objetivo o contato real com os clientes, ou seja, seu foco é na criação do produto pensado diretamente no consumidor, gerando assim um maior ciclo e um conhecimento mais acelerado. Isso cria a possibilidade de mudanças na estratégia, tendo uma visão de crescimento mais rápido.

framework da estrutura do lean startup

O lean é um framework ágil que conta com algumas ideias e princípios simples, mas que fazem a diferença no momento de sua aplicação. Por exemplo:

Empreendedores podem estar em qualquer lugar

Todos tem aquela visão que empreendedores precisam começar em um lugar simples, como em uma garagem. Para você começar a empreender, isso não é preciso. Você pode começar em um local já adequado para o seu negócio e garantir resultados positivos logo no início.

É necessária uma gestão

Startups são instituições e não se pode pensar somente na criação do seu produto. Além desses planejamentos, é preciso uma gestão para poder coordenar todas as estratégias.

Medir suas inovações

Para melhorar nossos resultados, são necessários procedimentos que facilitem a criação de novas medidas, marcos e prioridades do trabalho, ou seja, foco nas questões burocráticas. Você pode fazer análises de resultados com alguns métodos simples, e garantir uma boa gestão de negócios.

Construção de ideias

Ter uma startup é um processo contínuo de transformar as ideias em produtos, em que os clientes deixam sua satisfação após as aquisições. Com esses feedbacks, sejam eles negativos ou positivos, o empreendedor deve aprimorar ainda mais o produto, para que ele atinja um nível superior e atenda as expectativas do cliente. Assim, todos os processos que forem bem sucedidos, devem ser passados aditante para acelerar esse ciclo de feedbacks dos clientes.

Disciplined Agile Delivery (DAD)

Um framework que tem como foco principal a entrega dos produtos ao cliente. É um método simples, fácil e flexível comparado aos outros métodos. Ele é recomendado para empresas que buscam uma base de processos que entregue um maior valor ao cliente.

Diferentemente de outras metodologias, a DAD se concentra em trazer um ciclo mais completo em relação às entregas, o que pode incluir uso de softwares e algumas documentações necessárias por questões de segurança.

LeSS

Assim como todas as outras frameworks baseadas no Scrum, o objetivo do LeSS é fazer o escalonamento para uma equipe ágil. Podem ser elas equipes gerenciáveis, autodisciplinadas e completas, mantendo apenas um Product Owner e um único Backlog de produto. Ou seja, todas as equipes estão no mesmo “barco” para poder trazer inovações a um produto no prazo estipulado.

Na parte de planejamentos e alinhamento entre as equipes, podem existir algumas variações de equipes, por exemplo, reuniões diárias, de review e até mesmo uma retrospectiva.

Qual framework ágil utilizar na minha empresa?

Não existe uma escolha certa, mas sim aquela que se encaixa melhor na necessidade que sua empresa está passando no momento. Cada um desses mencionados, funcionam, já que foram adaptados e evoluídos conforme as demandas das empresas iam crescendo. Escolha aquele que mais atenda e que possa beneficiar a sua produção e na dos colaboradores.

tipos de metodologias ageis
triângulo ilustrando os diferentes tipos de metodologias ageis

Sabendo o que é um framework ágil e quais os que são conhecidos no mercado, escolha o ideal para seu negócio. Aproveite para buscar cursos online sobre gerenciamento de projetos e aprenda a melhor maneira de organizar os projetos que faz parte. Não perca outras novidades aqui no blog da Frons e continue sua leitura com outros posts informativos! Nos vemos no próximo post.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.