Qualquer engenheiro, até mesmo o mais brilhante, depara-se, em algum momento da sua carreira, com problemas complexos, difíceis ou desafiadores para os quais necessita de uma solução. Nessas situações, o coaching para engenheiros surge para ajudar.

Para alguns profissionais esses problemas complexos podem ser percebidos como um desafio técnico para o qual eles não estão preparados. Outros devem tomar uma decisão de gestão pela primeira vez, ou ainda decisões estratégicas que são de importância capital para muitas pessoas. Para auxiliar nestes momentos, surge o processo de coaching na engenharia.

O profissional pode, em momentos assim, ficar paralisado e sem saber como agir. Essa postura de indecisão pode afetá-lo de modo a não progredir na sua carreira.

Enquanto isso, o tempo passa e o mercado exige mais. Há algum tempo, profissionais especializados em comportamento humano têm fornecido suporte aos profissionais por meio do coaching para engenheiros.

O objetivo deste post é fornecer informações sobre o processo de coaching para engenheiros. Para tanto, explicaremos o que significa coaching na carreira e como ele pode ser empregado no âmbito da engenharia. Boa leitura!

Afinal, o que significa coaching na carreira ?

O termo coach é proveniente da língua inglesa e significa instrutor ou treinador.

No âmbito empresarial coaching é um processo realizado pelo Coach, que é profissional com habilitação para fazer uso de técnicas e ferramentas que tenham o objetivo de promover, pessoal ou profissionalmente, outros sujeitos.

O coaching estimula e auxilia o cliente a despertar habilidades e a obter ótimos resultados nas mais variadas áreas.

Por outro lado, o coachee é quem vivencia o processo de coaching em cada uma de suas etapas. Tudo o que é feito gira em torno dos seus objetivos e das ações desempenhadas para que um bom resultado seja alcançado.

O sujeito consegue sair de um estágio A para um estágio B, demonstrando, assim, uma mudança significativa de comportamento.

O processo de coaching consiste na relação profissional continuada, que auxilia a obter resultados efetivos:

  • na vida pessoal
  • na profissão
  • na empresa
  • nos negócios

Mediante o coaching, o cliente:

  • aprofunda seu conhecimento
  • aumenta sua produtividade
  • melhora sua qualidade de vida.

O coaching está fundamentado no respeito ao outro como legítimo outro, dando espaço para que ele seja como é.

Coaching é treinamento em habilidades de comunicação e também no processo de como ser um bom líder, que fomentam o autoconhecimento e o contato da pessoa com o seu ambiente.

De acordo com os princípios do coaching, ninguém tem posse da verdade. A mesma realidade pode ser observada a partir de diferentes pontos de vista, chegando a interpretações e conclusões diferentes — mas todas legítimas.

O coaching permite a descoberta de novas formas de fazer as coisas a partir da mudança de crenças limitantes.

Todo sujeito tem um talento a ser revelado. O ser humano é completo, nada lhe falta. Em seu interior contém um enorme potencial que espera ser liberado. O coaching facilita essa liberação.

O coachee é autônomo: é quem decide, quem opta e quem, em última instância, soluciona.

As pessoas podem mudar. Os fatos não podem ser mudados, mas a interpretação deles sim. Tudo o que não é genético é passível de mudança.

O coaching é confidencial. Nada do que é dito pelo coachee sai das sessões de coaching nem desse ambiente seguro.

Coaching para engenheiros: o que ele pode oferecer à profissão?

O coaching na engenharia é um recurso profissional para aqueles engenheiros que querem crescer profissionalmente.

Concretamente, o coaching para engenheiros é uma técnica que pode ajudar os profissionais a:

  • Conseguir objetivos profissionais mais ambiciosos
  • Implementar mudanças nos seus âmbitos profissionais
  • Sair de sua zona de conforto
  • Focar no seu desenvolvimento profissional

O coaching na engenharia complementa as habilidades que os engenheiros têm.

A formação em engenharia se fundamenta no rigor intelectual, lógico e racional com uma forte base analítica. O coaching dá suporte à parte mais emocional, estratégica e criativa.

Um engenheiro que utiliza técnicas de coaching é capaz de melhorar suas habilidades sociais e ter um desenvolvimento pessoal melhor.

As empresas de engenharia que aplicam técnicas de coaching para engenheiros estão aptas a conseguir algum dos seguintes objetivos:

  • Melhorar o desenvolvimento comercial e aumentar as vendas
  • Integrar novas equipes ou projetos
  • Redefinir e reorientar a carreira profissional
  • Desenvolver novas habilidades gerenciais (gestão do tempo, liderança de equipes, comunicação etc.).

Como é o processo de coaching em engenharia?

O coaching para engenheiros é um processo em que o coach ajuda o seu cliente (o coachee) a avaliar sua situação atual e o objetivo que ele deseja alcançar.

A partir daí, ambos trabalham juntos para definir o plano de ação mais adequado. O objetivo pode ser tanto pessoal quanto profissional.

No âmbito empresarial, o coach ajuda a:

  • Ampliar a capacidade de encontrar soluções para problemas
  • Potencializar talentos
  • Promover o desenvolvimento profissional como engenheiro
  • Conquistar os objetivos da empresa e do engenheiro

Nesse momento, o coach se abstém de dirigir ou aconselhar. Seu papel é escutar e observar o coachee, e por meio de perguntas, fazê-lo refletir sobre seu comportamento, seus pensamentos e suas opiniões.

Da perspectiva do processo de coaching na engenharia, considera-se que cada pessoa é especialista em sua própria vida, portanto, o coach é só um facilitador que proporciona as ferramentas e os recursos necessários para que o profissional de engenharia encontre as respostas que ele procura.

Por que contratar um serviço de coaching para engenheiros?

Ter um coach por iniciativa da empresa é uma boa ideia. Significa que a empresa confia nas possibilidades do engenheiro e quer ajudá-lo a treiná-las e desenvolvê-las.

As empresas com os resultados mais positivos nos rankings de melhores empregadores são aquelas que apoiam o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Leia também: Por que todo engenheiro deve investir na atualização profissional?

Quando um profissional inicia um processo de crescimento pessoal na sua empresa, de um programa impulsionado pela área de recursos humanos, tramita em uma linha tênue entre as necessidades e os anseios da pessoa e os da organização.

Afortunadamente, o processo de coaching tem um efeito secundário muito apreciável: ajuda no desenvolvimento pessoal do trabalhador ao reforçar a sua autoestima e a confiança em si mesmo.

Além disso — e como um retorno do investimento da empresa —, os colaboradores constroem um ambiente de trabalho melhor e mais produtivo.

Por fim, o coaching para engenheiros aumenta a motivação e também é um caminho para aumentar a produtividade. O ambiente de trabalho obtém muitas vantagens com o processo, bem como a empresa e as equipes de trabalho.

O coaching na engenharia também permite um melhor desenvolvimento das competências profissionais e dos recursos disponíveis, além de estimular o processo de aprendizagem de como fazer um bom trabalho em equipe.

O mais importante: promove uma melhoria na qualidade de vida no trabalho.

O processo de coaching é uma ferramenta muito útil para o engenheiro que deseja se destacar no mercado de trabalho da engenharia.

Para saber outras formas de destaque no âmbito laboral, sugerimos a leitura do artigo da Frons,  4 dicas para engenheiros se destacarem no mercado de trabalho.

Este conteúdo foi escrito pela Frons. Somos uma empresa formada por engenheiros capacitados, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Conheça nossos cursos de gestão de projetos e nossas opções de qualificações gratuitas. Saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado de trabalho.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.