Os diagramas de dispersão são representações gráficas usadas para a visualização de dados. Neste post vamos explicar o que é um diagrama de dispersão e quando usá-lo.

O que é um diagrama de dispersão?

Um diagrama de dispersão usa pontos para representar os valores obtidos para duas variáveis ​​diferentes. Por exemplo, o diagrama de dispersão abaixo mostra a altura e o peso de um conjunto hipotético de crianças.

exemplo-diagrama-dispersao

Cada ponto representa uma criança com a altura medida ao longo do eixo x e o peso medido ao longo do eixo y.

Quando usar o diagrama de dispersão

Os diagramas de dispersão ou gráficos de correlação mostram a relação entre duas variáveis

Nem todos os relacionamentos são lineares como no exemplo acima. O gráfico abaixo mostra a temperatura média diária, medida ao longo de sete anos, mostrando uma curva parabólica entre estas variáveis, onde os picos de temperatura estão nos meses de verão.

exemplo-2- diagrama-dispersao

Com o diagrama dispersão também é possível identificar quando não há correlação entre as variáveis, o que pode ajudar em muitas análises.

Um diagrama de dispersão pode ser usado para se você quiser:

  • Alterar a escala do eixo horizontal que é um eixo de valor;
  • Usar uma escala logarítmica no eixo horizontal;
  • Exibir dados de uma planilha que incluem pares ou conjuntos de valores agrupados;
  • Mostrar padrões em grandes conjuntos de informações nas análises de dados.

Entendendo os diagramas de dispersão

Os diagramas de dispersão são acompanhados de uma linha para ajudar a tornar o relacionamento entre as variáveis mais claro, como no gráfico abaixo:

exemplo-3-diagrama-dispersao

Alterações nas fomas e nas cores podem indicar novas variáveis, além das duas principais. No gráfico abaixo, foi adicionado o gênero do grupo de crianças analisadas adicionando-se cores amarela e azul nos pontos.

exemplo-4-diagrama-dispersao

Os diagramas de dispersão são ferramentas muito úteis para mostrar a relação entre duas variáveis, mas você precisa saber como usá-las e interpretá-las corretamente.

Benefícios de um diagrama de dispersão

Algumas vantagens do diagrama de dispersão para análise de dados são:

  • É o melhor método para mostrar um padrão não linear;
  • O valor máximo e mínimo do grupo de dados pode ser facilmente determinado;
  • Leitura e observação mais diretas;
  • É simples de fazer.

Como fazer um diagrama de dispersão no Excel

Os diagramas de dispersão e os gráficos de linhas são muito semelhantes, especialmente quando um diagrama de dispersão é exibido com linhas de conexão.

diferenca-diagrama-dispersao-grafico-linha

Então, como fazer um diagrama de dispersão? O passo a passo  a seguir ajudará você a criar um gráfico de dispersão com resultados semelhantes.

Para este gráfico, usamos os dados de uma planilha fictícia de exemplo. Você pode copiar esses dados para sua planilha para praticar ou usar seus próprios dados.

Quer entender melhor como coletar os dados que você precisa confiavelmente? Dá uma olhada no que o nosso especialista Master Black Belt Carlos Sander traz sobre o assunto:

Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

1. Copie os dados da planilha de exemplo em uma planilha em branco no Excel ou abra a planilha que contém os dados que você deseja plotar em um gráfico de dispersão.

como-fazer-diagrama-dispersao-excel

2. Selecione os dados que você deseja colocar no diagrama de dispersão.

3. Clique na guia Inserir e, em seguida, clique em Inserir dispersão (X, Y) ou gráfico de bolha.

como-fazer-diagrama-dispersao-excel-2

4. Clique em Dispersão.

Dica: você pode posicionar o mouse em qualquer tipo de gráfico para ver seu nome.

cursos gratuitos de software

5. Clique na área do gráfico para exibir as guias Design e Formato.

6. Clique na guia Design e, em seguida, clique no estilo do gráfico que você deseja usar.

como-fazer-diagrama-dispersao-excel-3

7. Clique no título do gráfico e digite o texto desejado.

8. Para alterar o tamanho da fonte do título do gráfico, clique com o botão direito do mouse no título, clique em Fonte e insira o tamanho desejado na caixa Tamanho. Clique OK.

9. Clique na área do gráfico novamente.

10. Na guia Design, clique em Adicionar Elemento do Gráfico> Títulos dos eixos e faça o seguinte:

como-fazer-diagrama-dispersao-excel-4

a. Para adicionar um título de eixo horizontal, clique em Horizontal principal.

b. Para adicionar um título de eixo vertical, clique em Vertical principal.

c. Clique em cada título, digite o texto desejado e pressione Enter.

d. Para obter mais opções de formatação de título, na guia Formato, na caixa Elementos do Gráfico, selecione o título na lista e clique em Formatar Seleção. Um painel de formatação de título será exibido. Clique em Tamanho e Propriedades e, em seguida, escolha Alinhamento vertical, Direção do texto ou Ângulo personalizado.

11. Clique na área de plotagem do gráfico ou na guia Formato, na caixa Elementos do gráfico, selecione Área de plotagem na lista de elementos de gráfico.

como-fazer-diagrama-dispersao-excel-5

12. Na guia Formato, no grupo Estilos de forma, clique no botão Mais e, em seguida, clique no efeito que você deseja usar.

13. Clique na área do gráfico ou na guia Formato, na caixa Elementos do Gráfico, selecione Área do Gráfico na lista de elementos do gráfico.

14. Na guia Formato, no grupo Estilos de forma, clique no botão Mais e, em seguida, clique no efeito que você deseja usar.

15. Se você quiser usar cores de tema diferentes do tema padrão aplicado à sua pasta de trabalho, faça o seguinte:

a. Na guia Layout de Página, no grupo Temas, clique em Temas.

como-fazer-diagrama-dispersao-excel-6

b. Em Office, clique no tema que você deseja usar.

Pronto! Finalizada esta última etapa seu diagrama de dispersão vai estar disponível para visualização e apresentação.

Encontrar novas maneiras de apresentar e analisar dados é muito útil, principalmente se você precisa apresentar vários resultados e comparativos. Assim, seu repasse fica mais dinâmico e fácil de ser entendido.

Leia também: 5 dicas de Excel: como otimizar os processos da sua empresa.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.