Criada em 1999, a Ambev é uma empresa que nasceu a partir da união das cervejarias Brahma e Antarctica. Hoje, a Ambev é uma das maiores empresas brasileiras e conta com 100 rótulos, mantendo o compromisso constante de ter seus clientes sempre celebrando seus momentos mais especiais. Apesar de ser uma das maiores organizações do setor, a Ambev precisou passar por diversas mudanças de gestão, que permitiram um grande crescimento que permitiu que o público enxergasse a marca com novos olhos e, consequentemente, um grande crescimento da empresa.. Neste artigo, você saberá tudo sobre a cultura Ambev e como a metodologia Six Sigma se aplica nela. Confira:

A Cultura Ambev

Por muito tempo, a cultura da Ambev ficou conhecida para o mercado e público como forte e agressiva – e não é para menos, uma vez que André Telles, um dos fundadores da empresa, declarou numa entrevista que a organização em questão não é para todo mundo. De acordo com Telles, a cultura Ambev é imutável e sempre haverá pessoas que gostam disso.

Entretanto, é importante ressaltar que essa fala não está relacionada aos desvios éticos ou qualquer problema do tipo. Mesmo assim, nos últimos tempos, a empresa ficou conhecida como uma organização agressiva de forma negativa, que pressiona e exige de seus funcionários à exaustão.

Isso se deve ao fato de que a Ambev buscava sempre o desenvolvimento de jovens lideranças. Para alcançar este objetivo, os esforços eram direcionados para os resultados de forma quase obsessiva, fazendo com que os funcionários trabalhassem duro e vivessem suas rotinas profissionais no limite.

Este cenário começou a ficar mal visto no mercado. Assim, Fabio Kapitanovas, o vice-presidente de gente e gestão da Ambev, anunciou em uma palestra que a empresa havia estabelecido mudanças grandes e efetivas na cultura vigente, principalmente no que diz respeito à forma como a empresa se relaciona com a sociedade e o mercado.

Essas mudanças vieram em um bom momento e, a partir daí, os gestores passaram a se importar mais com a comunicação da marca, para mostrar ao público como realmente era ser um funcionário da Ambev. Com essa iniciativa, os jovens passaram a conhecer uma nova Ambev, sem se apegarem às antigas opiniões da cultura anterior. Hoje, a empresa busca cada vez mais a colaboração entre os profissionais que ali trabalhavam, com um olhar que vai além dos números, planilhas e custos.

O que é a metodologia Six Sigma?

O Six Sigma é um sistema de gestão quantitativo, estruturado e disciplinado. É possível dizer que é quantitativo por trabalhar com estatísticas com base em dados, e estruturado por utilizar o método DMAIC. Por fim, é possível afirmar também que o Six Sigma é uma metodologia disciplinada, uma vez que exige um tempo mínimo de dedicação para a busca de bons resultados.

Basicamente, a Six Sigma trabalha em busca de três grandes objetivos: a redução de custos, otimização de produtos e processos e aumento da satisfação dos clientes. Assim, se o Six Sigma for aplicado em iniciativas que envolvam essas metas, os projetos que forem trabalhados irão sempre entregar maior lucratividade e melhores resultados para as empresas.

A Ambev, assim como toda empresa, se preocupa com a constante satisfação dos clientes. Assim, a metodologia Six Sigma pode ser muito utilizada com o objetivo da redução do tempo dos processos, o que resulta no aumento da satisfação dos clientes finais e, como consequência, a fidelização destes.

A Relação com o Six Sigma

A metodologia Six Sigma é composta por cinco etapas essenciais, que são: a definição das principais necessidades da empresa, a medida e avaliação dos processos envolvidos no negócio, a análise dos dados colhidos, a melhoria dos processos por meio da implantação e, por fim, o acompanhamento das soluções a curto, médio e longo prazo.

Ao utilizar a metodologia Six Sigma, a Ambev deve buscar a melhoria contínua dos processos para atingir níveis de defeito próximos de zero. Essa redução é um elemento importantíssimo, por ter impacto direto na redução dos custos e melhoria da qualidade.

Agora, vamos lembrar outra vez como foram os momentos iniciais da gestão Ambev. A empresa ficou conhecida por ter uma cultura agressiva, que foi deixando de ser bem vista pelo mercado ao longo do tempo. Isso é comum em programas de qualidade convencionais, que realizam treinamentos com toda a força de trabalho e pouco foco em resultados tangíveis.

Ao aplicar a metodologia Six Sigma, a Ambev deve buscar o envolvimento completo de todas as áreas da empresa, com participação ativa do líder. O gerenciamento deve ser feito com base em dados obtidos de formas confiáveis, junto de especialistas na metodologia dentro da empresa.

Entretanto, nada disso acontece sem uma gestão cuidadosa dos riscos, para assegurar que os recursos sejam liberados de forma consciente, de forma rentável e segura ambientalmente. A Ambev vem apresentando essa preocupação. Na metodologia, custos que não possibilitem melhorias significativas para os clientes são eliminados, o que traz impactos no serviço ofertado aos clientes.

O treinamento e acompanhamento apropriados dos projetos junto da dedicação dos White, Yellow, Green e Black Belts é essencial para o bom andamento da implantação da metodologia. Assim, a longo prazo, deve-se observar a redução dos custos e melhorias com foco no cliente, junto da capacitação dos colaboradores.

Vale lembrar que, mesmo que estes e outros resultados sejam alcançados pelos envolvidos, não significa que é o momento de encerrar as ações. A cultura forte da Ambev se mostra na busca constante por resultados, o que representa a melhoria contínua, característica da metodologia.

Para aprofundar seus conhecimentos, recomendamos as seguintes leituras:

Modelo de Gestão Ambev: o que é?

Aprenda sobre Seis Sigma com conteúdos em vídeo

Lean seis sigma para serviços: como funciona?

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.