Independentemente da área que você atua, é sempre muito importante se informar sobre gestão. Conhecer os principais erros e acertos de grandes lideranças e estar por dentro das tendências do mercado te ajudará a desenvolver habilidades profissionais muito desejadas no mundo dos negócios.

Os livros sobre gestão são ótimas fontes de estudo. E se você quer alcançar um patamar mais elevado no seu trabalho, não pode deixar de aprender com esses best-seller de gestão, confira a lista!

1. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

livro 'como fazer amigos e influenciar pessoas'

Este livro foi escrito em 1936 por Dale Carnegie e é um dos mais lidos da área – são mais de 60 milhões de exemplares impressos no mundo, publicados em mais de 38 idiomas.

Segunda a teoria do autor, para se relacionar bem com outras pessoas você deve se colocar no lugar dela. Dessa forma, pensará melhor ao julgar, criticar ou condenar a atitude do outro. O livro ainda sugere outras técnicas práticas simples que podem fazer diferença no pessoal e profissional, como sorrir sempre, gravar o nome das pessoas e não estar sempre reclamando.

Toda abordagem é baseada em dados verídicos coletados pelo autor após 24 anos ministrando treinamento no mundo corporativo. Ele descreve dezenas de casos reais para ilustrar e facilitar a passagem de conhecimento ao leitor.

2. O monge e o executivo – James C. Hunter

Livro 'O monge e o executivo'

O personagem central deste livro é Leonard Hoffman, um empresário famoso que decide abandonar sua carreira de sucesso para se tornar um monge em um mosteiro. A história envolvente ensina de forma clara os princípios fundamentais dos líderes justos e respeitáveis.

Um dos melhores livros sobre liderança e gestão de pessoas, “O Monge e o executivo” ensina como se tornar uma pessoa melhor tanto no trabalho quanto no relacionamento com família e amigos.

Confira: 5 dicas de liderança no trabalho essenciais para qualquer líder

3. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

Livro 'Os 7 hábitos das pessoas eficazes'

Neste livro, o brilhante escritor Stephen R. Covey reflete sobre a vida do homem moderno. Ele identifica que a falta de equilíbrio em tarefas profissionais e pessoais afetam drasticamente a sua rotina. Após diagnosticar esse problema, Covey lista sete hábitos essenciais para conquistar a paz interior e transformar o mundo externo.

Publicado em 1989, toda teoria é baseada em uma pesquisa, referente a 200 anos de publicações. Desde o seu lançamento, já foram vendidos mais de 15 milhões de cópias.

4. O gestor eficaz – Peter Drucker

Livro 'O gestor eficaz'

Se você é gestor e quer ter um desempenho acima da média, não pode deixar de ler este livro de Peter Druker! O autor foi um homem visionário e por isso é considerado o Pai da Administração Moderna.

Em “O gestor eficaz”, Drucker destaca que a eficácia pode ser aprendida e aperfeiçoada e relata alguns dos seus momentos mais marcantes como consultor. Publicado em 1990, até hoje é um sucesso de vendas.

5. Guia básico para quem quer aprender sobre o Lean Six Sigma – Carlos Sander

Livro 'O guia básico da metodologia Lean Six Sigma'

Carlos Sander é engenheiro, master Black Belt e CEO da Frons. Possui mais de 7 anos de experiência com o Lean Six Sigma escreveu este livro para repassar todo seu conhecimento na área.

O livro explica o conceito de Lean Six Sigma e o porquê as grandes empresas estão implementando essa metodologia de gestão em seus processos. Baixe sua versão gratuita do Guia básico para quem quer aprender sobre o Lean Six Sigma aqui.

6. Os cinco desafios das equipes – Patrick Lencioni

Livro 'Os 5 desafios da gestão'

O livro “Os cinco desafios das equipes” conta a história de uma mulher que aceita ocupar um cargo de presidente em uma famosa empresa. Ao contrário do que pensava, ela encontra dificuldades em exercer sua função, pois conta com uma equipe que não dá resultados.

A partir desta introdução, o autor Patrick Lencioni analisa esse cenário corporativo e mostra um modelo eficaz para que os obstáculos encontrados sejam superados. É uma leitura agradável e realista, importante para explicar o porquê de algumas equipes darem certo e outras não.

Veja também Como melhorar a produtividade da equipe: 5 dicas de liderança

7. Rápido e devagar – Daniel Kahneman

Livro 'Rápido e devagar'

Este livro combina economia e ciência cognitiva. Escrito por Daniel Kahneman, Nobel em Economia em 2022, ele expõe as capacidades, defeitos e vícios das nossas decisões.

O título “Rápido e devagar” se refere às nossas atividades mentais: o intuitivo e o racional. O livro aborda como os seres humanos usam o cérebro para tomar decisões profissionais e pessoais e ensina diferentes técnicas para podermos distinguir quando confiar ou não na nossa intuição.

Bônus: outras fontes para aprender gestão

Se você já tentou ler livros de gestão, mas não conseguiu absorver e aplicar todo o conhecimento por esse meio, não se preocupe! Existem outras práticas de aprendizado que podem ser mais efetivas para você, conheça:

Cursos livres

Os cursos de gestão online são ótimas ferramentas para aprender técnicas de liderança para você que quer subir na carreira ou aprender a gerenciar melhor o seu negócio.

As aulas contêm recursos visuais e materiais escritos que podem ser baixados para você estudas quando quiser. Além de tudo isso, você ganha um certificado ao concluir o curso, o que pode ser um diferencial no seu currículo.

Podcast

Se você gosta de recursos auditivos para aprender, ouvir podcast pode ser uma boa escolha para você. Alguns canais publicam semanal ou diariamente materiais ricos em conteúdo sobre gestão.

No trânsito ou em no momento de se exercitar, você pode ouvir dicas de liderança, resumos de livros de gestão, opinião de especialistas sobre o relacionamento corporativo e outros temas relacionados.

Listamos os melhores livros de gestão para você que quer se desenvolver profissionalmente e se transformar como pessoas. Os cursos e os podcasts também são ótimas ferramentas para este aprendizado. Confira 7 filmes sobre liderança para você assistir e se inspirar!

banner de divulgação da formação gestão de alta performance

Continue acompanhando o blog da Frons para continuar se aperfeiçoando no mundo dos negócios!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.