Sem tempo para ler este artigo sobre o sistema Lean Manufacturing? Ouça o podcast do SENAI Pernambuco, que explica o conceito desta metodologia:

O Lean Manufacturing é um sistema que pode ajudar a:

otimizar processos;

diminuir desperdícios;

controlar e organizar os recursos;

aumentar a produtividade;

melhorar a qualidade dos produtos.

Mas como ele proporciona esses benefícios? É o que você verá a seguir! Nos próximos parágrafos, explicaremos o que é e quais são os princípios do Lean Manufacturing.

O que é o sistema Lean Manufacturing?

O conceito foi criado inicialmente dentro da empresa Toyota. Isso porque a organização estava muito abalada devido à Segunda Guerra Mundial. Então, para melhorar os seus processos, os gestores criaram o Sistema Toyota de Produção (TPS). 

Esse sistema originou filosofias de gestão, técnicas, sistemas, metodologias e ferramentas de qualidade que são utilizadas até hoje.

Uma das filosofias criadas foi o Lean Manufacturing, que tem a realização de uma “produção enxuta” e a eliminação dos desperdícios dos processos de uma empresa como características principais. 

Ou seja, esta metodologia foca na retirada de tudo que está impedindo a entrega de um resultado 100% satisfatório para o cliente final.

Por que implementar o Lean Manufacturing em seu negócio?

O sistema Lean Manufacturing é um método muito flexível e pode ser utilizado em diversas áreas. 

E a sua implementação vale muito a pena, pois possibilita conquistar prazos de entrega menores, maior confiabilidade e preços mais baixos.

Essas características satisfazem qualquer cliente.  As vantagens do Lean Manufacturing são muitas e abrangem toda a cadeia de processos da empresa.

Para iniciar os seus aprendizados neste sistema de produção enxuta, você pode se inscrever no nosso curso gratuito e online em Lean Manufacturing Basic.

Ele conta com mais de 10 horas de aulas dinâmicas e práticas, apostila exclusiva, suporte de consultores qualificados e certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância e pelo The Council for Six Sigma Certification.

9 dicas para implementar o sistema Lean Manufacturing

As nove dicas para implementar o sistema Lean Manufacturing na sua empresa são as seguintes:

  • Conheça os 7 desperdícios definidos pela Toyota
  • Entenda quais são os princípios do Lean Manufacturing
  • Conheça e saiba implementar a metodologia Kaizen
  • Domine o Just in Time e o Kanban
  • Compreenda os pilares da ferramenta TPM
  • Pesquise mais ferramentas do sistema Lean Manufacturing
  • Procure exemplos de empresas que aplicam o sistema
  • Benefícios do Lean Healthcare
  • Aprenda a unir o Lean Manufacturing com o Seis Sigma

A seguir, você entenderá cada uma delas com detalhes. Boa leitura!

1. Conheça os 7 desperdícios definidos pela Toyota

Quando falamos do sistema Lean Manufacturing, uma das primeiras palavras que nos vem à mente é o “desperdício”. Essa é realmente uma das características mais marcantes dessa forma de gestão.

E desperdício não é somente a produção de uma peça com defeito, ele se estende a qualquer ação ou etapa em um processo que não agregue valor ao produto, à etapa subsequente ou ao cliente. 

São atividades que não geram resultados ou que seriam melhor aproveitadas se fossem reformuladas.

O mais interessante é que a metodologia Lean é capaz de evitar muitos deles com uma melhor organização e com a implementação da filosofia.

O sistema segue os 7 desperdícios definidos pela Toyota, são eles: 

  • transporte; 
  • estoque;
  • movimento;
  • espera;
  • superprodução;
  • superprocessamento;
  • e defeitos. 

E há um oitavo desperdício, que foi introduzido mais tarde, na década de 1990, quando o sistema de produção enxuta da Toyota foi adotado na região ocidental.

Quando os desperdícios são evitados por meio do sistema Lean Manufacturing, economiza-se verba, tempo e espaço. 

Porém, os benefícios também afetam os colaboradores, pois o ambiente de trabalho se torna mais seguro e cômodo, evitando acidentes.

Se eu sou capaz de identificar um desperdício, eu preciso eliminá-lo, correto? Na grande maioria das vezes, eliminar os desperdícios não é tão simples. 

Então, confira algumas dicas do Carlos Sander, Master Black Belt e fundador da Frons:

 

2. Entenda quais são os princípios do Lean Manufacturing

A implementação da metodologia Lean em empresas gera diversos benefícios, entre eles, está a maior lucratividade. 

A filosofia trabalha utilizando técnicas que permitem o aumento da produção e a melhora da qualidade dos produtos.

Esses benefícios são atingíveis devido aos cinco princípios do sistema Lean Manufacturing, que são:

  • identificar valor;
  • mapear o fluxo de valor;
  • criar fluxo contínuo (sem interrupção);
  • estabelecer produção puxada;
  • buscar a perfeição.

3. Conheça e saiba implementar a metodologia Kaizen

Kaizen é uma palavra japonesa que significa “melhorar”. Entretanto, quando se trata de uma estratégia administrativa, o termo é utilizado para fazer referência às mudanças dentro da empresa.

O termo é relacionado com todas as ações, operações ou regras empregadas para implementar transformações, visando promover eficiência. Ou seja, Kaizen significa realizar uma grande mudança ou implementar novos procedimentos dentro da corporação.

Veja o nosso vídeo a seguir para entender melhor o que é e como funciona esta metodologia:

 

Para implementação da técnica, é necessário realizar um planejamento. Assim, é feita uma análise completa das práticas atuais da instituição, para identificar áreas que precisam de mudanças. 

Depois que a parte de planejamento terminar, basta implementar as alterações que foram estipuladas.

4. Domine o Just in Time e o Kanban

O Just in Time (JIT), que significa “na hora certa”, é uma filosofia de gerenciamento da produção que faz parte do Sistema Toyota de Produção (TPS) e do sistema Lean Manufacturing.  

A ideia central do JIT é produzir na quantidade certa e no momento ideal em que o produto é requisitado. A solicitação pelo produto é que direciona e organiza toda a produção.

Enquanto o Kanban, que pode ser traduzido como “organização por cartões”, é uma técnica que oferece suporte ao Just in Time. Pois, essa organização auxilia o gerenciamento das atividades da empresa.

Com o Kanban é possível ter uma visão global dos processos e da ordem como eles acontecem, proporcionando um maior entendimento e organização das atividades da empresa

Esse método consiste em utilizar diferentes tipos de “post-it” para sinalizar o andamento dos fluxos de produção dentro da empresa.

Quer entender melhor o que é o Kanban? Veja a explicação do nosso fundador Carlos Sander:

 

5. Compreenda os pilares da ferramenta TPM

Outra ferramenta que também é utilizada para a implementação do Lean Manufacturing é a TPM. Essa sigla faz referência ao nome Total Productive Maintenance, que pode ser traduzido como Manutenção Produtiva Total.

A TPM é um conjunto de estratégias que focam na gestão da manutenção. O objetivo dela é manter e melhorar a integridade dos sistemas de produção e qualidade.

Essa ferramenta enfatiza a manutenção preventiva para maximizar a eficiência operacional do equipamento. E também tem a distinção entre os papéis de produção e manutenção como característica. 

Um dos objetivos dela é que os operadores sejam capacitados para conhecer amplamente as ferramentas com as quais trabalham. Assim, eles podem ajudar a manter os equipamentos. 

Por isso, dentro desta estratégia, os profissionais envolvidos estão sempre sendo treinados e capacitados.

Podemos dizer que essa é uma estratégia difícil de ser colocada em prática e leva tempo para ser implantada. 

Porém, o retorno que a TPM oferece é muito superior às diversas outras ferramentas considerando questões de entrega no prazo, redução de defeitos, melhoria da produtividade e melhoria da moral dos associados.

6. Pesquise mais ferramentas do sistema Lean Manufacturing

Com a leitura realizada, foi possível perceber que existem diversas ferramentas para implementar o sistema Lean Manufacturing. Porém, ainda existem muitas outras que você precisa conhecer.

E é importante dizer que a implementação das ferramentas do Lean Manufacturing está se tornando ainda mais necessária. Isso ocorre devido à concorrência acirrada, pois o padrão de qualidade vem aumentando significativamente no mercado. 

Diante disso, os princípios do Lean Manufacturing podem ser um aliado para o seu empreendimento, pois as metodologias propostas fazem com que o nível de eficiência da organização aumente.

Existem diversas ferramentas que podem ser aplicadas individualmente ou combinadas. Mas temos um artigo para você conhecer as dez principais: Top 10 | Ferramentas do Lean Manufacturing: suas funções e benefícios.

7. Procure exemplos de empresas que aplicam o sistema

O sucesso do Lean Manufacturing pode ser comprovado quando nos deparamos com exemplos de sua implementação em empresas.

Diversas organizações visam implementar diferentes processos de gerenciamento e fabricação em seu modelo de negócio para alcançar melhores resultados. 

Contudo, empresas que aplicam o Lean Manufacturing podem alcançar resultados superiores quando falamos em gestão da qualidade.

Então, para ter uma noção clara do sucesso do sistema Lean por meio de exemplos, leia o texto a seguir: 7 empresas que aplicam o Lean Manufacturing com sucesso.

8. Benefícios do Lean Healthcare

O termo “Healthcare” significa “cuidados com a saúde” e pode gerar algumas dúvidas. Afinal, o que significaria o termo “Lean Healthcare”? Conceitos usados em indústrias também podem ser utilizados na área da saúde? 

Sim, os princípios do Lean Manufacturing são muito flexíveis e podem ser usados em hospitais, clínicas e postos de saúde para o gerenciamento da qualidade.

A importância de se gerenciar a qualidade na área da saúde é enorme, pois uma má administração pode colocar os pacientes em risco.

O primeiro hospital a realizar estratégias de qualidade foi o ThedaCare. Para se ter ideia dos benefícios, ele conseguiu reduzir o tempo de espera de internações de pacientes de cirurgias ortopédicas em dezessete horas.

Curso gratuito online de Lean Manufacturing

9. Aprenda a unir o Lean Manufacturing com o Seis Sigma

Como visto, o sistema Lean Manufacturing é capaz de gerar diversas melhorias na gestão da qualidade. 

Porém, também é possível realizar a união com uma outra metodologia de gestão: o Seis Sigma (ou Six Sigma).

O Six Sigma é uma metodologia norte-americana, que teve seu início na Motorola,  em 1979. 

Ela é capaz de solucionar problemas com causas desconhecidas por meio de um processo sistêmico que tem o cliente como foco, pois o mais importante para uma empresa é que os clientes estejam satisfeitos.

Unindo-se ao sistema Lean Manufacturing obtém-se a metodologia Lean Seis Sigma. O resultado da junção é um processo eficiente e com menos variabilidade.

O Lean Seis Sigma é um método totalmente voltado à melhora contínua da empresa por meio da otimização de processos e redução de falhas e desperdícios.

Caso você queira começar a aprender sobre o assunto, nós temos uma certificação online e gratuita em White Belt – Lean Seis Sigma.

Nela, você aprende os conceitos básicos da metodologia e entende como ela pode melhorar os resultados das empresas e trazer mais lucro. Inscreva-se já!

Para saber mais sobre as certificações em Lean Six Sigma da Frons, veja o vídeo abaixo.

 

Como se tornar um especialista em Lean Manufacturing?

Um especialista em Lean Manufacturing é uma pessoa que possui as seguintes habilidades:

  • Conhecimento em OEE, WIP, Taxa de Saída e outras métricas;
  • Liderança de projetos de melhoria; 
  • Gerenciamento de projetos;
  • Otimização de tarefas e redução de lead time;
  • Menor tempo de ciclo nos processos.

E tudo isso você aprende na certificação online em Lean Manufacturing Specialist da Frons! Então, podemos dizer que realizar nosso curso é o melhor caminho para se tornar um especialista nesta metodologia.

A certificação conta com 64 aulas curtas e dinâmicas, que totalizam 16 horas de estudo, apostila exclusiva para download, suporte de consultores altamente qualificados e certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância e pelo The Council for Six Sigma Certification.

Quer saber mais sobre Lean Manufacturing e outros sistemas? Então, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.