Ouça o episódio “Mitos e verdades: Six Sigma e sua certificação” do nosso podcast ‘Business Break’.

Está em busca de um curso de Lean Six Sigma EAD? A educação a distância é uma proposta de ensino nova no Brasil, mas que ganhou muito destaque nos últimos anos. Universidades, faculdades e instituições de treinamento livre e de certificações oferecem modalidades de seus cursos através de plataformas online próprias.

Quem precisa de flexibilidade para estudar e se capacitar em novas habilidades através de cursos pontuais tem no EAD um aliado.

É um método de estudo mais livre, mas que exige bastante comprometimento e responsabilidade. As instituições sérias possuem ambientes interativos, com professores capacitados e familiarizados com as características do ensino a distância.

Então se o seu foco é no Six Sigma EAD, vamos te mostrar quais são os cursos que você encontra online, como escolher a melhor plataforma para estudar e ter uma boa experiência e um dica para começar sem pagar nada.

Continue lendo e confira!

Tipos de curso Lean Six Sigma EAD

six-sigma-ead-cae-treinamentos

O primeiro passo antes de começar um curso de Lean Six Sigma EAD é definir por qual deles você vai começar.

O estudo da metodologia Six Sigma EAD é dividido em faixas ou ‘Belts’, como são mais conhecidos. Assim, o aluno pode escalonar seu treinamento, passando por cada uma das certificações ou começar por um Belt mais avançado.

A escolha vai depender do seu objetivo profissional para obter a certificação, a urgência da capacitação, caso seja uma demanda de trabalho atual, entre outros fatores.

A parte boa é que você pode fazer todo curso de Seis Sigma EAD, encaixando o treinamento nos melhores horário do seu dia.

O curso de Lean Six Sigma EAD é formado pelas seguintes certificações:

1. Certificação White Belt

A certificação White Belt é o primeiro passo do curso de Lean Six Sigma EAD. 

Nele, você aprende os conhecimentos básicos para começar a compreender o que é, e como a metodologia Lean Seis Sigma pode influenciar os resultados dentro de uma organização. 

A certificação White Belt é voltada para profissionais que desejam iniciar suas carreiras na metodologia Six Sigma e o requisito básico para participar das equipes desses projetos.

> Saiba todos os detalhes sobre a certificação White Belt em Lean Seis Sigma EAD gratuita da Frons e comece sua jornada!

2. Certificação Yellow Belt

O Yellow Belt é o passo seguinte na jornada do curso de Lean Six Sigma EAD. 

Nesta etapa você conhece e aprende a usar as ferramentas necessárias para participar e controlar projetos de melhoria.

O escopo do curso alinha o conhecimento do aluno com o conteúdo recomendado pela American Society of Quality e com os padrões da ISO 13053, familiarizando-o com os conceitos básicos e tornando-o apto a participar de projetos.

> Saiba mais sobre a certificação Yellow Belt EAD da Frons.

3. Certificação Green Belt

A certificação Green Belt é um passo importante no curso de Lean Six Sigma EAD. 

Os profissionais que pretendem liderar projetos e alavancar resultados usam os fundamentos do curso no desenvolvimento estratégico das empresas onde trabalham.

O treinamento Green Belt desenvolve habilidades e competências como: análise dos dados disponíveis, visão sistêmica de todos os processos, liderança, trabalho em equipe e aceleração de resultados.

> Saiba mais sobre a certificação Green Belt EAD da Frons.

4. Certificação Black Belt

Os profissionais que chegam nesta etapa do curso de Lean Six Sigma EAD são considerados estratégicos e muito bem remunerados.

A certificação Black Belt é a última faixa do treinamento, onde os alunos podem aplicar todo conhecimento adquirido até este estágio para criar seu próprio projeto dentro dos padrões do Six Sigma.

> Saiba mais sobre a certificação Black Belt EAD da Frons.

No vídeo abaixo o professor da Frons Carlos Sander, especialista e Master Black Belt, explica mais sobre as principais diferenças entre cada Belt da metodologia Lean Six Sigma e ajuda a descobrir qual o melhor para você. Assista!

Como encontrar um curso de Six Sigma EAD de qualidade

Se você nunca fez nenhum curso a distância, pode ter dúvidas sobre como encontrar um curso de Lean Six Sigma EAD de qualidade.

Sem um background de experiência, a melhor maneira é testar as plataformas de algumas empresas de ensino. Mas aí você pensa: “vou ter que pagar pra ver?”.

Não. Nossa dica é procurar os cursos grátis que as empresas oferecem e se inscrever para conhecer como funciona o sistema.

A Frons, por exemplo, tem um plano Free que inclui alguns cursos gratuitos para que os alunos tenham uma noção do que podem esperar durante toda a formação e, assim, possam assinar um plano avançado que condiz com os seus objetivos.

Outra dica é procurar no site da instituição de ensino a opinião de ex-alunos sobre os cursos e o que eles acharam do processo de aprendizado. 

Redes como o LinkedIn também podem ajudar a encontrar recomendações através de colegas e outros profissionais da sua área.

“Mas e se eu tiver dúvidas durante o curso?”

Essa é a mudança do modelo presencial para o online onde as pessoas mais sentem dificuldade. 

Por isso, fique atento aos benefícios que a empresa de treinamento que você escolher oferece, além do conteúdo programático do curso.

Na Frons, os professores estão disponíveis 24h para responder todas as dúvidas dos alunos através de e-mail ou WhatsApp. Em caso de questões mais complexas existe também a possibilidade de marcar reuniões via Skype.

Além disso, mensalmente são realizadas lives e mentorias para ajudar os alunos na aplicação de projetos e a aprimorar ainda mais os seus conhecimentos. 

Quer começar seu curso de Lean Six Sigma EAD?

Agora que você já sabe quais são e como escolher uma instituição de qualidade para fazer seu curso de Lean Six Sigma EAD, pode começar agora sua capacitação.

Acesse o site da Frons e se inscreva no curso da certificação White Belt em Lean Seis Sigma EAD GRATUITO

Você terá acesso a aulas passo a passo, vídeos respondendo dúvidas, podcast, estudo de casos, materiais complementares e entrevista com especialistas no assunto e muito mais.

Por que Lean Seis Sigma? from Frons on Vimeo.

Tire seus projetos do papel e conte conosco para alavancar ainda mais sua carreira profissional!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.