É importantíssimo que gerentes de empresas conheçam e saibam utilizar bons exemplos de BSC (Balanced scorecard).
Você provavelmente já recebeu uma avaliação no seu trabalho. Muitas vezes, o desempenho é avaliado medindo as características específicas de um funcionário ou comportamentos gerais.
Você conclui seu trabalho dentro do prazo e com qualidade?
Seus clientes estão satisfeitos?
Se você trabalha em equipe, pode receber uma avaliação em grupo.
A equipe lida bem com o estresse relacionado ao trabalho? Sabe prever problemas potenciais?
O Balanced Scorecard é um tipo de avaliação de desempenho usada por empresa. Essas avaliações são usadas para medir quais resultados os profissionais e equipes apresentam e quais habilidades dominam.
O objetivo desse acompanhamento é fornecer uma visão de indicadores como produtividade de colaboradores, equipes ou corporações inteiras.
Leia também: Top 3: dicas de como montar uma equipe de sucesso
Existem muitos métodos de avaliação de desempenho. O método do Balanced Scorecard fornece uma visão geral da organização e como cada parte se encaixa e influencia nos resultados gerais.
Ainda não sabe o que é BSC? Então antes de continuar este artigo, leia “O que é BSC Balanced Scorecard? GUIA completo para começar”.
Por meio do bom uso desta ferramenta os executivos podem introduzir novas estratégias e processos operacionais inovadores destinados a alcançar um melhor desempenho.
A medição efetiva, no entanto, deve ser parte integrante do processo de gerenciamento do negócio.
Entendendo o BSC
O Balanced Scorecard foi proposto pela primeira vez em 1992 pelos professores Robert S. Kaplan e David Nortonda.
A metodologia fornece aos executivos uma visão abrangente sobre os objetivos de uma empresa em a partir da análise de um conjunto de indicadores de desempenho.
Sabe como definir seus objetivos e metas com eficácia? Ou como utilizar a técnica SMART? Dá uma olhada que temos algumas dicas para você:
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Mais do que medir resultados, o BSC é um sistema de gestão que visa identificar e propor melhorias em áreas como:
- desenvolvimento de produto;
- processos de produção;
- satisfação do cliente;
- posicionamento de mercado.
Podemos entender o Balanced Scorecard a partir da análise de 4 perspectivas diferentes:
- financeira;
- aprendizagem;
- processos internos;
- satisfação do cliente.
A seguir, vamos entender como cada uma se comporta e interfere no resultado geral de uma organização.
Perspectiva financeira
Dentro da análise de uma perspectiva financeira, sua empresa vai se interessar em acompanhar indicadores como:
- retorno do investimento;
- crescimento de lucratividade;
- controle de custos fixos, e assim por diante.
Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento
Esta área examina a empresa em termos de treinamentos organizacionais para funcionários, avaliando o quanto cada capacitação trouxe de resultado para a empresa, ao mesmo tempo que avalia o quanto a empresa é capaz de acompanhar as novas tecnologias e metodologias oferecendo treinamento suficiente.
Deve medir resultados relacionados a antigos e novos colaboradores.
Perspectiva dos processos internos
Ao examinar os processos internos de uma empresa você deve procurar oportunidades de melhoria, ou seja, processos que podem ser otimizados a partir da eliminação de fases e etapas ineficientes.
Para isso, leia o artigo; “Como alcançar a melhoria de processos nas empresas: 7 passos”.
Perspectiva do cliente
Você tem uma medida objetiva sobre a satisfação do seu cliente com seus processos e entregas?
Uma percepção negativa de seus negócios ou produtos pode levar a um declínio nas vendas no futuro.
Esses componentes são inter-relacionados e não podem ser usados como uma única função.
Para alcançar as metas e objetivos de negócios, hoje em dia, a organização precisa combinar um ou mais desses componentes.
Os 4 componentes podem ser medidos a partir dos seguintes fatores:
- Objetivos: são os objetivos da organização, como participação de mercado e lucratividade.
- Metas: um pouco mais específico que o objetivo. Definir exatamente a meta.
- Indicadores: com base nos objetivos acima, certos indicadores serão usados para supervisionar seu progresso.
- Iniciativas: elas são várias ações tomadas para atingir os objetivos, visando alcança-los.
Exemplos de BSC
Relembrando que com um Balanced Scorecard, você tem a capacidade de descrever sua estratégia, bem como medi-la e acompanhar as ações que você está tomando para melhorar seus resultados, seguem 2 exemplos de BSC e formas de como organizar.
1- Exemplos de BSC para uma padaria2- Exemplos de BSC para uma instituição financeira
Como você viu nos exemplos de Balanced scorecard de empresas, diferentes tipos de negócios podem aplicar a metodologia de planejamento e análise. Desde uma padaria até uma instituição financeira.
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