A tendência de constante inovação e atualização tecnológica do mercado tem levado empresas a buscarem ferramentas e soluções que possam auxiliá-las no processo de tomada de decisão.

É enquanto resposta a essa demanda que surge o business intelligence, como uma metodologia e técnica que possibilita uma otimização na análise e visualização de dados de forma ainda mais dinâmica.

Se você deseja conhecer mais a respeito dessa estratégia, sua importância e principais benefícios, continue a leitura desse post e confira tudo!

O que é business intelligence?

O business intelligence se apresenta enquanto um conjunto de ferramentas que utilizam estratégias que possibilitam a visualização das principais informações de processos e performances do seu negócio, por meio de uma análise e estruturação inteligente e otimizada desses dados.

Com ele, seu negócio passa a ter um acesso facilitado às referências de estoque, vendas, volume das transações e quaisquer outros tópicos relacionados a atuação do seu empreendimento.

Esta visão proporciona maior assertividade e qualificação no monitoramento do desempenho e no processo de tomada de decisões. Levando, portanto, ao alcance de maior destaque e vantagem competitiva.

Enquanto metodologia, vem sendo constantemente atualizada e aperfeiçoada e necessita do alinhamento de alguns componentes, entendidos aqui enquanto pilares:

  • Recolhimento de informações: os dados estruturantes de uma organização passam por uma coleta coordenada, a partir de um sistema de gestão integrado (SGI);
  • Alinhamento e análise: Momento em que o sistema de business intelligence passa a ser integrado, de maneira a viabilizar a disposição e organização das informações de maneira direta e objetiva;
  • Ação e controle: você, gestor, consegue ter acesso integral e facilitado a todos os relatórios e dados disponibilizados, podendo realizar o acompanhamento de estatísticas, objetivos e resultados. Fazendo, ainda, possíveis correções e ajustes.
O que é business intelligence.

Confira também: Top 7 ferramentas para análise de dados empresariais.

Qual sua importância?

O business intelligence tem a sua importância relacionada à qualificação da gestão e das deliberações, com o foco na ampliação de resultados e na obtenção de maior impacto mercadológico.

Sua influência está ainda direcionada às diversas possibilidades de aprimoramento que apresenta para a condução de empresas, no sentido de que oportuniza o reconhecimento de tendências e organização das informações, trazendo mais praticidade para o dia a dia de sua gestão e construindo um novo olhar a respeito do seu empreendimento.

Isso porque com a constante transformação digital e evolução tecnológica, para se manter à frente das principais inclinações do mercado e da concorrência é preciso que a sua condução também seja ainda mais qualificada. Nesse sentido, o BI oportuniza que seu negócio consiga antecipar possíveis gaps e desenvolva soluções mais arrojadas e efetivas.

Você pode estar se perguntando como é feita essa visualização na prática. Entre um dos exemplos, está o de acesso a telas e gráficos, com modelos alinhados para a facilitação da compreensão e análise desses elementos!

Imagine o seguinte cenário: você deseja acessar as referências do desempenho da sua organização ao longo do mês de dezembro, em que foram aplicadas divulgações e ações específicas da Black Friday. Neste caso, um gráfico irá facilitar a compreensão desse fato durante um determinado momento.

E se deseja conseguir averiguar quais departamentos sofreram maior impacto com essa ação, por exemplo, conseguirá visualizar relatórios e gráficos estruturados indicando a proporcionalidade a ser constatada, qualificando possíveis condutas a serem aprimoradas.

Apresentam-se ainda enquanto atribuições e processos possíveis de serem contempladas pelo BI:

  • Execução de técnicas de benchmarking: oportunidade de visualizar uma perspectiva assertiva a respeito da relação de performance, tornando viável a compreensão do que foi possível conquistar diante de objetivos e metas estabelecidas;
  • Diagnóstico descritivo: a época em que se fazia necessário acessar longos relatórios físicos não se faz mais necessária, tornando a análise e o detalhamento das informações muito mais práticos;
  • Reconhecimento visual: dashboards, painéis e gráficos: o que todos têm em comum? Uma análise intuitiva e visual das informações.
Processos contemplados pelo BI

Quais os principais benefícios da aplicação do business intelligence?

Existem diversas funções e execuções passíveis de serem aprimoradas a partir do uso do BI. Entre elas, buscamos destacar as principais:

  • Acesso remoto e em tempo real dos dados;
  • A viabilidade de acessar informações de maneira otimizada;
  • Maior precisão e assertividade na tomada de decisões;
  • Modernização do empreendimento, colocando-o alinhado às principais transformações do mercado;
  • Descoberta de novas perspectivas sobre a empresa, que não seriam possíveis se realizadas de forma manual;
  • Aproveitamento das referências geradas pelo sistema integrado de gestão;
  • Maior agilidade no estudo de indicadores e no desenvolvimento de projetos e propostas.

Quais as principais ferramentas de BI?

Existem diversas ferramentas que juntas integram as estratégias de implementação de business intelligence em uma organização. Confira:

  1. Power BI: O Power BI é um dispositivo que tem enquanto meta a apresentação de relatórios assertivos e qualificados, realizando ainda o armazenamento e organização de um alto volume de dados. É uma das estratégias de menor necessidade de investimento econômico e com um bom nível de segurança e proteção;
  2. Google Data Studio: Proporciona uma incorporação nativa com os demais sistemas do Google, como Analytics e Ads, possibilitando uma atuação colaborativa em tempo real em sua plataforma;
  3. Qlikview: Muito utilizado principalmente pelo departamento de marketing de organizações, por permitir uma pesquisa global e uma análise orientada para a elaboração de insights, sem a necessidade de mecanismos de consulta;
  4. Tableau: Permite a facilitação da partilha e distribuições de relatórios, sem comprometer a segurança desses dados e centrado nas análises visuais. Mais utilizados por empresas de maior porte, por necessitar de um valor alto de investimento;
  5. SAP: Recorrendo ao uso de machine learning para seu aperfeiçoamento e construção de avisos para a visualização da ocorrência de padrões entre as informações coletadas, também utilizado com maior frequência por organizações de maior porte.
Quais as principais ferramentas de BI

A escolha da ferramenta ideal de business intelligence deve ser orientada pelas demandas do seu negócio, possibilidades de investimento e dimensão do empreendimento. Com o alinhamento dessas expectativas, é possível recorrer ao uso do BI nos mais diversos ramos, como tecnologia, saúde, transporte, educação e muito mais.

Afinal, essa é uma metodologia que possibilita um gerenciamento de informações mais ágil e coerente, auxiliando no direcionamento de um lugar de destaque e competitividade no mercado.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais a respeito dessa solução tecnológica? Um processo de melhoria contínua de projetos passa necessariamente pela adoção dos melhores recursos da área.

Que tal aproveitar para conferir nosso post sobre as principais diferenças entre Power Bi e Big Data e de como a integração desses conceitos pode ajudá-lo a impulsionar suas estratégias?

Até o próximo post!

Power BI Utilize para inteligência de negócio
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.