Business Agility: o que é e como implementar em uma empresa

O sonho de toda empresa é ser eficiente, organizada e flexível, não é mesmo? E tudo isso é possível por meio da Business Agility! O termo se refere a um conjunto de comportamentos, capacidades e padrões de trabalho que permitem que um negócio conquiste seus objetivos com resiliência, liberdade e agilidade.

Mas por que o Business Agility é tão importante para o sucesso de uma empresa? No post de hoje vamos te explicar um pouco mais sobre essa estratégia, confira!

O que é Business Agility?

Business Agility, em tradução livre para o português, significa Agilidade do Negócio. É uma metodologia focada na estruturação de uma empresa para ser mais ágil, ter maior flexibilidade, menor custo operacional tanto para satisfazer os objetivos organizacionais quanto para agradar seus clientes.

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que querem continuar crescendo precisam se adaptar às mudanças recorrentes de forma rápida e eficiente. Para entender melhor, vamos relembrar um pouco do cenário comercial durante a pandemia do Coronavírus.

De uma hora para outra, diversos comércios tiveram que fechar as suas portas. Com isso, a venda de forma online foi o que sustentou o mercado. As empresas que sobreviveram foram aquelas que conseguiram se adaptar à nova realidade e ajustar seus recursos.

Como surgiu o conceito de Business Agility?

O conceito de Business Agility surgiu a partir da metodologia ágil, que consiste em conduzir uma empresa de maneira rápida e com baixo custo. A princípio foi implementada no mercado de software para enfrentar os desafios encontrados pelos desenvolvedores.

Apple, Amazon, Facebook, Google e Microsoft são exemplos de empresas que utilizam o método. Mais tarde, após a comprovação da eficiência da estratégia, o Business Agility foi evoluindo e teve seu uso expandido para outras áreas.

Como funciona a metodologia Business Agility?

O Business Agility se estrutura em quatro pilares fundamentais, são eles: foco, alinhamento, cultura e objetivos.

1. Foco

Os princípios de agilidade devem ser aplicados com base nos resultados que se deseja obter, pensando na melhoria contínua. Para isso, foque nas prioridades do seu negócio e identifique os problemas que são recorrentes.

ilustração de um homem branco de olhos fechados e relaxado com alguns elementos ilustrativo em volta

2. Alinhamento

Todos os setores da empresa precisam se integrar e agir em conjunto. É importante que os funcionários da área de marketing, TI, jurídico, vendas, financeiro, departamento financeiro e demais áreas estejam alinhados no propósito da estratégia traçada.

ilustração de 2 homens apertando as mãos

3. Cultura

As pessoas são peças-chave para a mudança organizacional. Não tem como deixar os processos de uma empresa ágil sem haver uma transformação da atitude e pensamentos dos funcionários que façam a empresa funcionar.

imagem de uma mesa com alguns papéis e livros em cima

4. Objetivos claro

O “estar ágil” deve evoluir até o “ser ágil”, isso precisa estar muito claro no objetivo da empresa. Somente desta forma, as mudanças implementadas surtirão efeito ao nível organizacional.

imagem de um alvo em vermelho

Qual é a importância do Business Agility para um negócio?

O Business Agility é importante principalmente para auxiliar os negócios a se estruturarem frente às mudanças externas e internas do mercado. A tecnologia, questões sociais e econômicas são fatores que podem gerar diversos desafios, oportunidades ou dificuldades no meio.

As empresas que são ágeis, saem na frente e sofrem menos impactos com as mudanças. Além disso, estão sempre preparadas para atender seus clientes e entendem a real necessidade do seu público.

Confira o post: Entenda como funciona os frameworks ágeis e quais são eles

5 passos para aplicar o Business Agility

Agora que você já entendeu a importância do Business Agility, veja como começar a implementar a metodologia na sua empresa:

Passo 1: priorize a velocidade sobre a perfeição

Você já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição? Pois é! Durante uma crise ou mudança, as empresas devem estar preparadas para agir com rapidez.

Isso, às vezes, pode significar uma perda na qualidade ou na previsibilidade dos processos internos. Mas priorize sempre a velocidade para não perder as oportunidades do momento.

Passo 2: priorize a flexibilidade sobre o planejamento

Traçar estratégias faz parte da gestão de uma empresa. Elas são planejadas para seguirem uma ordem cronológica e, muitas vezes, são estruturadas por um longo tempo.

Mas lembre-se que elas podem não se adaptar às mudanças que estão ocorrendo na realidade e quando encontrar dificuldades, faça um novo planejamento!

Passo 3: priorize a diversificação sobre a otimização

Ao evoluir algum processo na empresa, lembre-se que nem todos estarão preparados para a novidade. O ideal é diversificar e adaptar a nova mudança aos seus funcionários e clientes.

Passo 4: priorize o empoderamento sobre a hierarquia

Na maioria das empresas, é usado o sistema de hierarquia, onde um cargo mais alto lidera sobre os outros. Mas este cenário deixa o sistema da empresa fraco, pois se o ponto mais alto ficar vulnerável toda a equipe será prejudicada.

O ideal é estimular o empoderamento dos funcionários e criar uma base sólida para enfrentar os desafios.

Passo 5: priorize o aprendizado sobre a culpa

As culturas organizacionais que toleram mais as falhas, conseguem ser mais ágeis do aquelas que criticam os erros. Lembre-se: todo o erro é uma oportunidade de aprendizado!

Não deixe o sentimento de culpa atrapalhar as oportunidades de negócio.

Passo 6: priorize a mobilidade de recursos sobre o bloqueio

É muito difícil prever as mudanças do mercado e quais serão os momentos de crise. A dica é criar recursos que sejam fáceis de se ajustar conforme a necessidade.

E aí você acha que a sua empresa está pronta para se tornar mais ágil? Se você quer continuar aprendendo mais sobre metodologias para promover a melhoria do seu negócio confira o post Scrum Master e Product Owner: aprenda o que são e quais os seus papéis.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.