Qualquer pessoa que queira alcançar suas metas na vida profissional e pessoal, precisa antes desenvolver um planejamento para conseguir isso. E nessa hora muitas pessoas ficam em dúvida, sobre como estabelecer as etapas do plano e o objetivo a ser conquistado.

Para te ajudar a resolver essa questão, uma boa estratégia pode te ajudar. É o caso da metodologia SMART, um método de gestão de metas muito eficiente. Hoje, o blog da Frons vai te mostrar o que ela é e como funciona para te ajudar a atingir as metas da sua vida.

O que é a metodologia SMART?

A metodologia SMART foi criado nos anos 80, pelo norte-americano George T. Doran. E logo após a sua criação, ela foi muito elogiada por vários grandes executivos e também pelos donos de pequenos negócios. Só que o seu sucesso foi tão grande que ela começou a ser utilizada por qualquer pessoa que queira uma melhor gestão dos seus objetivos a serem atingidos.

O que é a metodologia SMART com a imagem do criador da metodologia

Esse termo “SMART” vem da língua inglesa e pode significar inteligente ou esperto. Além disso, é um acrônimo para:

  • Specific: específico;
  • Measurable: mensurável;
  • Attainable: atingível;
  • Relevant: relevante;
  • Time Based: temporal.

Ou seja, esse método utiliza desses critérios para organizar as suas metas e focar seus esforços de maneira mais eficiente.

Ela funciona como um checklist para avaliar se cada possui os requisitos necessários para atingir determinado resultado. E cada uma das letras vai ter um significado na hora de definir tudo. Continue a sua leitura e veja a seguir como funciona a metodologia.

Como funciona a metodologia SMART?

Como foi dito anteriormente, cada letra da sigla representa um tipo de critério na hora de definir e avaliar as suas metas. Apresentaremos cada uma delas aqui e, assim, vamos mostrar como o método funciona.

Vamos observar primeiro seus significados:

S: Specific ou específico

Para permitir que uma meta seja alcançada, ela precisa ser bem compreendida e isso é possível se ela for específica. Ou seja, defina de maneira clara qual será a meta, de modo a evitar confusões pela falta de entendimento.

Por exemplo, se aumentar as vendas fosse a meta, ela seria específica? Com certeza não. Se as vendas aumentassem 2%, já seria o bastante ou não? Essa incerteza sobre os resultados só atrapalha e atrasa os processos.

Defina algo como: quero aumentar as vendas em 15%. Após fazer isso, estabeleça as seguintes etapas, quem será o responsável, onde ela será sua realização, como e por que ela deve ser buscada. Com isso em mente, já fica bem mais fácil compreender o que deve ser feito. Agora, vamos para os próximos passos da metodologia.

M: Measurable ou mensurável

Uma meta precisa ser medida, pois se ela não puder ser metrificada, não há como criá-la. Essa é mais uma das importantes partes que compõem a metodologia. Digamos que seu objetivo seja aumentar seu conhecimento em determinado assunto em 20%.

Se você não tiver como medir esse conhecimento e identificar o seu crescimento, essa meta não poderia ser estabelecida. Então, para ajudar a descobrir se um objetivo é mensurável, você deve responder a algumas perguntas como:

  • Qual é o resultado esperado dessa meta?
  • Quanto tempo é preciso para alcançá-la?

Com isso fica mais fácil para identificar as metas que podem ser metrificadas e então partir para o próximo critério.

A: Attainable ou atingível

Seu objetivo, além de ser mensurável, deve ser possível de atingir. E aqui muitas pessoas podem acabar errando, querendo definir metas inalcançáveis. Isso pode gerar desmotivação e frustração durante o processo.

Então, procure identificar se o seu objetivo pode ser atingido. Isso pode ser feito olhando algum histórico, por exemplo, da empresa, se metas semelhantes já foram alcançadas ou fazendo uma pesquisa com os funcionários.

R: Relevant ou relevante

Uma coisa fundamental para garantir a motivação no processo é a relevância da meta. Um objetivo que não faça nenhuma grande diferença, não é uma prioridade, sendo algo dispensável. Então, para estabelecer um que seja realmente importante, é necessário observar números e metas anteriores. Dessa forma, você pode entender se a nova meta tem um grande impacto.

Voltando ao exemplo das vendas, se elas forem aumentadas em 15%, isso é algo importante que gera mudanças diretas no faturamento da empresa. Por isso ela é bem relevante.

T: Time base ou temporal

Qualquer objetivo necessita de um prazo para ser atingido. Se ele não existe, o tempo para se alcançar a meta pode ser de 1 semana ou 1 ano. Isso pode gerar atrasos e também prejudicar o andamento das estratégias utilizadas para a sua realização.

No caso da meta que pensamos, de aumentar em 15% as vendas, um tempo estimado para ela poderia ser de 6 meses. Isso deixa mais organizado e permite que seja criado um planejamento específico para que a meta, seja alcançada dentro daquele espaço de tempo.

Seguindo todos esses critérios, você conseguirá definir boas metas e atingi-las com muita eficiência. Agora, quais são as vantagens dessa metodologia em relação a tantas outras existentes como o ciclo PDCA? Confira essa resposta a seguir.

infográfico da metodologia smart

Quais as vantagens de usar a metodologia SMART?

Independente de qual seja o seu uso, para vida pessoal ou profissional, essa metodologia vai te ajudar a conquistar os objetivos colocados. Na busca por alcançar uma meta, ter foco e concentração é essencial. E com a SMART você cria um plano estratégico que permite você concentrar todos os seus esforços de maneira inteligente na realização de objetivos. Dessa maneira, é possível lidar tranquilamente com os imprevistos.

vantagens de usar a metodologia smart com a imagem de um jogo de tabuleiro

Outra vantagem é que com esse método você tem um processo todo faseado. E essa divisão em partes menores de uma grande jornada, torna ela mais fácil de ser compreendida e também aumenta a sua motivação ao concluir cada uma das etapas.

Então, diferente de outros formas de organizar as metas, a metodologia SMART é a definição de um objetivo maior e sua “quebra” em partes menores, facilitando a sua realização e aumentando o fator motivacional.

Agora que você entendeu melhor como funciona essa metodologia, que tal aplicá-la nas suas metas e alcançar grandes objetivos em sua vida? Com esse conteúdo da Frons ficou mais simples adotar o método e aumentar a sua produtividade. Continue navegando em nosso blog e acompanhe nossos posts.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.