As ferramentas de melhoria contínua são altamente eficazes e podem otimizar processos, reduzir custos, identificar e prever problemas e mais. Além disso, algumas metodologias podem ser utilizadas tanto para os negócios quanto para a vida pessoal.

Neste post, apresentamos as 9 ferramentas mais utilizadas no mundo corporativo e suas vantagens. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

1. Ciclo PDCA

A sigla PDCA representa (Plan-Do-Check-Act), traduzindo do inglês, planejar, executar, verificar e agir. O Ciclo PDCA é uma das ferramentas mais utilizadas para processos de melhoria contínua e funciona conforme seu significado. As 4 etapas auxiliam na observação de possíveis otimizações e problemas para melhorar todos os processos da empresa.

Além disso, o Ciclo PDCA ainda possibilita prever atividades e ações que podem dar errado, sendo necessário o planejamento de outras soluções. Para funcionar, é preciso que a ferramenta seja utilizada constantemente.

2. Diagrama de Ishikawa

Para identificar a raiz dos problemas, o Diagrama de Ishikawa é uma ótima ferramenta de melhoria contínua e muito utilizada por pequenas e médias empresas. Para implementar essa ferramenta no seu negócio, é preciso se atentar a 6 fatores: método, material, máquina, medida, mão de obra e meio ambiente.

Dessa forma, é preciso analisar esses pontos e verificar o que está interferindo nas etapas e nos processos da sua empresa. Caso seu negócio não contemple todos esses fatores, você pode adaptá-los.

3. Matriz GUT

Uma das melhores ferramentas de melhoria contínua para otimização da gestão de processos é a Matriz GUT. O termo GUT é a representação de gravidade, urgência e tendência. Assim, você consegue separar as demandas conforme a gravidade de cada uma, priorizando tarefas de forma estratégica.

Dessa forma, é possível ter um mapa completo de todas as atividades que devem ser resolvidas ou ajustadas e garantir a resolução de cada uma delas conforme sua urgência.

4. Mapa de Fluxo de Valor

O Mapa de Fluxo de Valor é uma das melhores ferramentas de melhoria contínua, possibilitando visualizar todas as etapas de produção de uma empresa. Desde as atividades que agregam valor ao produto até tempo de espera e movimentações de cada processo, visando as estratégias de melhoria.

5. Six Sigma

Uma das ferramentas de melhoria contínua mais completas do mercado é o Six Sigma. Ela pode ser utilizada em todos os setores da empresa de modo eficaz, visando a melhoria constante da gestão de processos.

O Six Sigma é eficiente, pois as análises são baseadas em dados, assim, você consegue perceber quais são os gargalos e implementar ações de melhoria. Além disso, essa ferramenta ainda auxilia a diminuir custos operacionais devido aos erros causados. Existem diversos cursos em Six Sigma, veja como escolher o melhor.

6. 5S

O 5S foi desenvolvido no Japão e é considerado uma ótima ferramenta de melhoria contínua para o aumento da produtividade e padronização dos processos. Esse método é baseado em 5 sensos:

  • Utilização;
  • Ordenação;
  • Limpeza;
  • Saúde e padronização;
  • Disciplina e autodisciplina.

Essa ferramenta resulta em um alto desempenho e na qualidade nas entregas.

7. Diagrama de Pareto

A técnica conhecida como Diagrama de Pareto é utilizada para identificar e priorizar falhas e melhorias. Essa ferramenta é baseada na regra 80/20, informando que 20% das causas principais são responsáveis por 80% dos problemas. Ou seja, se resolver os 20% das falhas iniciais, os problemas posteriores serão reduzidos.

8. Kaizen

Assim como o 5S, a metodologia Kaizen foi desenvolvida no Japão e busca oportunidades de otimizações. Essa ferramenta de melhoria contínua pode ser utilizada para os negócios e também para a vida pessoal, pois visa alcançar os melhores resultados, mesmo que sejam em pequenas ações diárias.

A palavra Kaizen significa “mudança para melhor” e foi desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial para reconstruir o país que estava devastado. Para utilizá-lo, é preciso focar em eliminar desperdícios, padronizar processos, treinar as equipes e otimizar o uso dos recursos.

9. Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta que deve ser utilizada desde o início de novos projetos ou até mesmo do seu negócio. Essa análise permite identificar os pontos fortes e fracos relacionados a oportunidades e ameaças.

Essa é uma das melhores ferramentas de melhoria contínua, afinal, a análise SWOT é utilizada baseando-se em objetivos e na realização de metas. Assim, permite traçar boas estratégias desde o começo.

9 principais ferramentas de melhoria contínua

Vantagens de utilizar as ferramentas de melhoria contínua

Utilizar as ferramentas de melhoria contínua traz ótimos resultados, como:

  • Redução de erros e gargalos;
  • Redução de custos;
  • Otimização de todas as etapas;
  • Maior qualidade dos produtos e serviços;
  • Padronização dos processos;
  • Aumento dos lucros.
Vantagens de utilizar as ferramentas de melhoria contínua

Para implementar alguma ferramenta de melhoria contínua, é preciso conhecimento teórico e prático das ferramentas para identificar as atividades que podem ser utilizadas, como realizar as análises, dominar as técnicas e mais.

Seja um Especialista em Melhoria Contínua

Para se tornar um profissional capacitado e eficiente em processos de melhoria contínua, conheça o curso Especialista em Melhoria Contínua do Frons. Você terá um entendimento avançado em metodologias de melhoria e implementação, metodologia Lean Six Sigma, diagramas e mais, além de atividades práticas e estudos de caso.

Especialista em Melhoria Contínua

Além disso, você garante acesso vitalício, certificado, material para download e aulas gravadas para assistir quando quiser. Se deseja realizar treinamento de equipes, temos propostas empresariais.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também sobre melhoria contínua e como manter os processos da empresa otimizados. Até a próxima!

Seja especialista em Melhoria Contínua
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.