A prática de melhoria contínua é utilizada para que as empresas possam avaliar seus processos de maneira analítica e encontrar pontos de melhoria.

Assim, ela busca desenvolver soluções para possíveis deficiências ou pontos de defasagem que atrasam as operações, como analisar alguns indicadores de desempenho.

A melhoria contínua pode ter seus princípios aplicados tanto em cenários macro, com grandes empresas, quanto em cenários micro. Ela pode ser aplicada também em outros formatos de organização.

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Melhoria contínua: o que é?

Melhoria contínua é como as empresas chamam as práticas responsáveis por melhorar processos, produtos ou serviços e torná-los mais eficazes. Os processos de melhoria estão constantemente ligados as inovações que surgem no âmbito empresarial, o que os torna constantes e cíclicos.

Essa prática de gestão tem como finalidade adequar as empresas que a adotam às melhores condições de mercado, mantendo-as sempre atualizadas.

Dessa maneira, o processo de melhoria contínua é capaz de medir os esforços e potencialidades de cada empresa, possibilitando que elas se posicionem de forma estratégica e competitiva no mercado. Como resultado, a cultura de melhoria constante se insere no dia a dia dos colaboradores e promove o sucesso.

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Citação sobre melhoria contínua

Como aplicar a melhoria contínua em 4 passos

Para que um processo de melhoria contínua seja eficaz, é importante que ele tenha o apoio dos líderes da organização. Isso implica em dizer que eles devem dar o exemplo aos outros colaboradores, mostrando que as iniciativas terão impacto positivo.

Além disso, é importante que a melhoria de processos seja uma forma de prevenir e diagnosticar problemas em potencial, focando na constância e na mentalidade de gerar resultados a longo prazo.

Dessa maneira, as oportunidades podem ser colocadas em evidência, resultando na aplicabilidade dos passos para uma melhoria contínua eficaz:

1. Escolha o foco

Tentar atuar em várias frentes ao mesmo tempo pode atrapalhar o desempenho e, ao invés de otimizar tempo, o resultado será um trabalho malfeito ou ineficaz. Por isso, defina qual será o foco de atuação e quais as frentes em que a empresa pode direcionar seus esforços no momento.

Com esse direcionamento, será possível trabalhar com os focos mais oportunos e ter resultados melhores!

2. Faça uma análise do desempenho

O processo de analisar o desempenho de uma equipe, de um projeto ou de uma empresa deve ser constante. Com isso, é possível identificar padrões, avaliar resultados e definir os próximos passos para tornar o workflow mais assertivo.

A constância nessa etapa é muito importante, pois por meio dela, é possível construir padrões e metrificar os resultados através deles.

3. Padronize as ações

Com a padronização das tarefas é possível garantir o melhor desempenho em questão de qualidade. Seguindo um escopo de trabalho, é mais fácil atingir os resultados esperados.

Com ela também se torna possível estimar o tempo necessário para realizar determinadas tarefas e criar planos de melhoria para que sejam realizadas de maneira mais rápida ou com os melhores resultados.

4. Invista em conhecimento técnico

Todas as etapas citadas acima são essenciais para se fazer uma melhoria contínua de processos. Contudo, de nada adianta aplicá-las sem ter o domínio de como colocar as soluções em prática.

Existem várias técnicas e ferramentas que podem ajudar a alcançar esses resultados de maneira estratégica!

Como aplicar a melhoria contínua em 4 passos.

As vantagens e os pilares da melhoria contínua?

Os processos relacionados às metodologias de melhoria contínua podem ser desde estratégias mais simples até as mais complexas.

Um exemplo que pode ser relacionado é a busca pela excelência em processos como os de atendimento ao cliente. Desde as ligações por telefone até o envio de e-mails e reuniões, sejam elas externas ou entre a própria equipe, todas podem ser otimizadas com a melhoria contínua.

Um ponto positivo referente aos resultados da melhoria contínua é que eles não apresentam resultados apenas a longo prazo. É muito comum que seus impactos tenham efeitos rápidos, já que em alguns casos, ajustes simples já são suficientes para resolver os pontos de melhoria levantados.

Dessa forma, com a otimização dos processos através da melhoria contínua, é possível tomar decisões mais assertivas e com respaldo de dados bem analisados, reduzindo erros e possíveis desperdícios, sejam eles de tempo ou de dinheiro.

Como resultado desses fatores, a maior vantagem da melhoria de processos se verifica como a capacidade da empresa de ficar em evidência no mercado. Assim, ela aumenta seu capital financeiro e se permite investir cada vez mais em profissionais qualificados, em criatividade e em inovação.

Pilares da melhoria contínua

A melhoria contínua segue alguns pontos que norteiam suas ações e desenvolvimento de estratégias, como:

  • Inclusão: todas as mudanças e otimizações que forem estudadas através da melhoria de processo devem gerar benefícios para todas as áreas e pessoas;
  • Constância: os processos não devem ser finalizados, mas sim aprimorados, para que sempre encontrem pontos de melhoria e tenham resultados cada vez melhores;
  • Cultura: os processos a serem melhorados devem afetar a empresa e a equipe em níveis profundos, causando transformações culturais e melhorando os hábitos.
Os 3 Pilares da Melhoria Contínua

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.